Bridesmaids: Tudo o que você precisa saber sobre Damas de Honra!

As damas de honras são moças que entram na celebração religiosa antes que a noiva. Essa tradição é muito popular nos Estados Unidos e na Europa, eu adoro essa ideia, pois ao convidar crianças corremos o risco de que elas fiquem assustadas com tanta gente, envergonhadas, comecem a chorar, ou pior saiam correndo na hora de entrar pelo corredor da igreja/salão, imagina só, enfim são várias possibilidades que podem acontecer e poderão estragar uma parte tão bonita do seu grande dia.

Em francês as damas de honra são chamadas de: “Demoiselle d’Honneur”, ou seja Dama de Honra, já na língua inglesa são as “Bridesmaid” que significa servindo à noiva ou também Dama de Honra.

Essa tradição criou-se entre os anglo-saxões que instituíram-se na Inglaterra por volta do século V. Porém a tradição é ainda mais velha, foi em Roma que realmente nasceu esse hábito. Já naquela época os noivos eram precedidos por jovens com mais ou menos a mesma idade e com roupas semelhantes a dos cônjuges. Dessa forma acreditava-se que afastavam os maus espíritos que não podiam diferenciar os recém casados do resto do grupo e dessa maneira não poderia prejudicá-los, assim o novo casal seria poupado da miséria.

Geralmente convidam-se as amigas adultas e solteiras mais próximas, assim como as irmãs e primas da noiva, sendo solteiras podem ser observadas por algum príncipe presente…

Porém é importante convidar alguém que você realmente confie, que esteja disposta a te ajudar e tenha realmente tempo para isso. Em seus ombros repousam muitas responsabilidades como preparar o chá de panelas, ajudar a noiva se vestir no grande dia, colaborar com os preparativos da festa e no grande dia, dar o apoio moral a noiva.

Se você escolher várias damas de honra o melhor seria que todas estivessem com vestidos iguais. Quem define o que as damas de honra vão usar são as noivas, claro que tem que agradar todas as meninas, as magricelas, as mais cheinhas, as altas e as baixinhas… O ideal é estudar um tipo de vestido que combine com o biótipo de todas as suas damas. Outra alternativa é a noiva escolher uma cor e deixar as damas escolherem livremente o modelo, assim será possível achar um modelo que combine com o corpo de cada menina, o mais elegante é que o vestido das damas de honra seja longo, mas em festas mais informais durante o dia, permite-se vestidos um pouco abaixo do joelho. Também é interessante usar adereços iguais, exemplo: um corsage, ou uma flor no cabelo.

Em geral as damas de honra devem carregar pequenos buquês de flores parecidos com o da noiva, que não grite com sua roupa, porém como não aconselha-se ter damas adultas e damas crianças, se você optar pelas damas de honra adultas poderão combinar de ela levar a Placa: Lá vem a Noiva, já que ela entra antes da noiva.

Com relação a quantidade de damas não existe uma regra básica, mas vale o bom senso, em Portugal existe a tradição que damas em números ímpares dão sorte. Se você tem muitas amigas que não pode deixar de convidar para ser sua dama, ok, convide-as. Mas se você não tem muitas amigas, não vá ficar convidando a sua prima que você não vê a 15 anos só para ter mais damas entrando. Lembre-se este é um cargo de Honra, é para pessoas mais que especiais, são aquelas pessoas que você convive, que você ama, se você ficar convidando muita gente perde essa exclusividade e a pessoa não se sente tão especial.

E aí noivas/noivos quem vai optar pelas Bridesmaid?

Deixe uma resposta