RSVP: significado da sigla em um convite e como responder Essa abreviação, RSVP normalmente escrita no final de um convite, vem sendo cada vez mais utilizada em convites de casamento. Mas o que isso quer dizer?

Provavelmente você já recebeu um convite para um evento e reparou que nele havia a seguinte sigla: RSVP. Essa abreviação, normalmente escrita no final de um convite, vem sendo cada vez mais utilizada em convites de casamento. Mas o que isso quer dizer?

Ambos, os anfitriões e os convidados, podem estar confusos sobre o que significa RSVP em um convite. Então vamos conferir e saber exatamente o que significa essa sigla e como usá-la?

O que é RSVP?

RSVP é uma abreviação francesa da frase “Répondez s`il vous plait”, que significa “responda, por favor”. Um jeito delicado e chique (très chic!) de pedir para que o convidado confirme sua presença em uma festa ou cerimônia. É uma forma comum de pedir uma resposta em várias partes do mundo!

Quem inventou o RSVP?

Ainda que a expressão “Répondez s`il vous plait” seja de origem francesa e que sejam eles que tenham inventado a “etiqueta” e tudo que diz respeito às boas maneiras, especialistas no assunto não sabem bem ao certo qual é sua origem e contam diferentes versões.

Porém, todos afirmam que o francês era a língua que significou (e ainda significa!) algum tipo refinamento. Eles contam que utilizar o idioma era uma forma da alta sociedade no século XIX nos Estados Unidos se sentir mais fina e aristocrata.

Preciso sempre responder o RSVP?

Como ainda não é uma sigla totalmente reconhecida e entendida por todos aqui no Brasil, normalmente, os anfitriões não costumam barrar convidados que não tenham confirmado sua presença por meio do RSVP. Porém, é sempre de bom tom que, a qualquer convite feito, o convidado dê sua resposta assim que for possível. É uma atitude delicada e gentil que não toma muito tempo e facilita a vida de quem está oferecendo e organizando a festa.

E como a resposta deve ser dada?

A resposta depende muito de como a RSVP veio escrita no cartão. É só reparar! Alguns cartões vêm com um número de telefone logo abaixo da sigla para que o convidado retorne e dê sua resposta. Já outros contam com o serviço de e-mail ou endereço de algum site que permita que você confirme a presença na página do evento.

Há alguns convites ainda que costumam vir com uma anotação no final dizendo que você só deve responder caso não possa ir ao evento! Se você verificar o convite e não houver nenhuma solicitação RSVP, então a resposta não é obrigatória.

De qualquer forma, se solicitado, é importante dar um retorno, principalmente se você deseja levar um convidado! É uma forma que os anfitriões têm de controlar quantas pessoas comparecerão – e caso haja faltas, quem mais eles podem convidar!

Tempo de resposta do RSVP

Normalmente, o pedido de RSVP já inclui uma data de limite para as respostas. É muito importante seguir a risca esse prazo, pois os noivos dependem da confirmação dos convidados para acertar o buffet, salão e outros fornecedores.

É melhor responder o mais rápido possível em vez de atrasar. Os noivos podem então oferecer convites para outras pessoas que não puderam primeiramente, ou acomodar convidados extras de outros convidados.

Se você quer ir ao casamento, mas você tem dificuldade em dar uma resposta definitiva antes do prazo, é melhor recusar. É melhor ser honesto com os noivos sobre sua situação. Pergunte se há alguma flexibilidade, mas tenha compreensão se não existir.

Por que é indelicado não responder?

Muitas pessoas não RSVP porque não querem decepcionar os noivos. Porém, essa tentativa de poupar sentimentos pode causar muitos problemas, mais do que um simples não. Uma lista incompleta de convidados pode dificultar o planejamento dos noivos na quantidade de comida e bebida, tamanho do salão e outros itens.

Às vezes, as pessoas não enviam um RSVP pelo prazo solicitado. Porque não tem certeza se poderão participar e não quiseram se comprometer com uma resposta. Se esta é a sua situação, é melhor ser honesto com os noivos e explicar sua situação para ver o que é possível fazer.

Cancelar ou alterar um RSVP

Depois que dei minha resposta é possível alterar ou cancelar? Não é muito bom cancelar um RSVP, os noivos já estavam contando com sua presença no evento. A menos que seja uma razão muito boa, limitada em geral a doença ou uma morte em sua família.

Você deve verificar, antes de dar uma resposta, todos os fatores para ir ou não ao casamento. Se você recusou o RSVP, mas descobre que pode participar do evento, entre em contato com os noivos para ver se isso é possível. Lembre-se que pode ser tarde demais para esse pedido, e entenda se não for mais possível.

Atente-se nessa dica na hora de escrever a sigla:

Como já dissemos, em Francês, a tradução de RSVP é “Responda por favor”. Portanto, não é necessário que você escreva em seu convite, por exemplo, “Responda RSVP” ou “Por favor, RSVP”. É uma redundância que deve ser evitada! Caprichar na gramática deixa seu evento ainda mais elegante! Caso seja necessário, mostre a tradução para que todos entendam.


Bom, está explicado o que é RSVP! Simples, não? Mais uma coisa que vocês aprenderam nesse período de organização desse dia tão importante, não é mesmo?

Agora nos conte: você pretende utilizar a sigla em seu convite? Costuma responder quando solicitado? RSVP! Quer dizer: nos responda por favor!

Deixe uma resposta