Qual é o melhor mês para casar? Dúvidas para definir a data do seu casamento? Confira os principais cuidados, prós e contras na hora de escolher a data do grande dia.

Definir o mês do seu casamento é uma tarefa muito importante pois impactará diretamente nos demais detalhes do seu evento. Antes de conhecer os prós e contras de cada mês, confira abaixo algumas dicas para evitar situações desagradáveis.

O que evitar na hora de marcar a data do casamento?

Antes de marcar a data do seu casamento você deve analisar o calendário com atenção para evitar algumas situações que possam gerar aglomero (prejudicando o transito local) ou datas que possam motivar as pessoas a viajarem. Afinal, no dia do seu casamento você quer que tudo ocorra bem e que seus convidados possam chegar tranquilamente ao local do evento, não é mesmo? E claro, você quer que eles tenham disponibilidade para participar do seu grande dia.

Por este motivo, evite marcar o seu casamento nas seguintes ocasiões:

  • Datas comemorativas;
  • Feriados (inclusive os prolongados, onde as pessoas emendam);
  • Finais de campeonatos de futebol.

Alinhe o mês do casamento com o seu objetivo

Ter em mente alguns objetivos podem facilitar na escolha do melhor mês para o seu casamento. Por isso é importante que você reflita e defina as prioridades do seu evento. Você faz questão de casar em uma determinada igreja? Quer casar ao ar livre? Quer economizar? Veja abaixo alguns exemplos de objetivos e defina qual é o seu.

  • Economizar na lua de mel: Para marcar aquela viagem dos sonhos e ainda economizar, você precisará marcar a data do seu casamento em baixa temporada.
  • Casar em uma igreja específica: Não importa o motivo. Se o seu sonho é casar em uma determinada igreja, você precisará alinhar a data com a disponibilidade da igreja. Lembre-se: Algumas igrejas possuem filas longas de espera.
  • Casar ao ar livre: Você deve ficar atenta aos meses em que ocorrem mais pancadas de chuva ou que a temperatura esteja agradável.

Conseguiu definir qual é a sua prioridade? Confira abaixo os prós e contras de cada mês do ano para alinhar com a sua expectativa.

Janeiro é bom para casar?

Janeiro é um mês de baixa procura e por isso permite uma negociação mais favorável com os fornecedores. Em contrapartida muitos fornecedores reservam este mês para tirar férias. Por esse motivo, se você pretende casar em janeiro, comece a negociar com os fornecedores o quanto antes. Outro fator ruim de janeiro é a possibilidade de chuva e o calor intenso, mas isso pode ser contornado com um bom ambiente climatizado.

Casar em fevereiro?

Muito similar ao mês de janeiro, por este motivo as dicas são as mesmas. O grande detalhe deste mês é a proximidade com o carnaval, por isso tome bastante cuidado.

Março é bom para casar?

É em março que a baixa temporada se inicia (termina em junho) para a grande maioria dos destinos e esse é um fator muito interessante se você está pensando em economizar no seu pacote de lua de mel. Tome cuidado com as pancadas de chuva repentinas, principalmente se você estiver pensando em casamento ao ar livre. Obviamente, neste caso, tenha um plano B.

Casar em abril?

Abril é considerado por grande parte das cerimonialistas como o melhor mês para se casar. Essa conclusão está relacionada ao clima, que nesta época não é quente, nem frio e ainda tem poucas chuvas. Se você tem o sonho de se casar ao ar livre, essa é a melhor opção. Um dos fatores negativos desse mês é a concorrência por fornecedores e como consequência os valores dos contratos sobem bastante.

Maio é bom para casar?

O tradicional mês das noivas é na prática o mês mais caro para se casar. O clima é similar ao de abril e é ótimo para fotos. Se você faz questão de casar no mês das noivas, além de planejar tudo com muita antecedência, prepare seu bolso.

Casar em junho?

O mês de junho não é concorrido e por este motivo você conseguirá uma boa economia nos contratos com os fornecedores. A agenda dos fornecedores de casamento é mais tranquila e o clima fica mais ameno, deixando tudo mais confortável.

Julho é bom para casar?

Em julho os frio dá as caras e tudo muda. As roupas dessa estação são glamourosas e isso reflete em todo o evento. Nessa época do ano você poderá optar por cardápios mais quentes ótimos para serem acompanhados por vinho. Tome cuidado com este mês, pois é o mês das férias escolares e muitas pessoas planejam suas viagens nessa ocasião.

Casar em Agosto?

Existe uma superstição de que agosto é o mês do desgosto. Por este motivo, tradicionalmente é um mês evitado por grande parte das noivas. Se você não se incomoda, este é um mês perfeito para conseguir aquele desconto com os fornecedores, pois a procura é baixa.

Setembro é bom para casar?

Neste mês, a temperatura já voltou a subir e os casamentos ao ar livre voltam a ser uma opção viável. A procura é intensa e por este motivo os preços acabam subindo e a chance de perder aquele fornecedor que você faz questão de contratar aumenta consideravelmente. Por este motivo, se você deseja casar em setembro, comece a se planejar o quanto antes.

Casar em Outubro?

Outubro é muito similar a setembro. As condições do tempo favorecem casamentos ao ar livre. A disputa por fornecedores é intensa e os preços tendem a subir.

Novembro é bom para casar?

O mês de novembro possui 2 feriados nacionais (02 e 15) e conforme falamos anteriormente, pode gerar algum transtorno para o seu evento, pois muitos convidados tendem a viajar nessas datas. Se você faz questão de casar neste mês, considere antecipar os convites.

Casar em Dezembro?

Dezembro, apesar das festas de fim de ano, é um mês muito disputado. Um dos fatores é o pagamento do 13º, que pode contribuir bastante com as despesas do casório. Obviamente evite casar próximo ao fim do mês. Atente-se para locar um ambiente climatizado, pois é um mês de altas temperaturas.


Agora que você já conhece alguns prós e contras de cada mês é hora de definir em qual mês você pretende se casar. Já decidiu? Conte pra gente nos comentários 😉

Deixe uma resposta