Qual estação do ano combina mais com o seu casamento dos sonhos?

Primavera, Verão, Outono, Inverno. Será que há uma época perfeita para casar? No frio a celebração é mais charmosa, no calor é mais irreverente e nas temperaturas amenas o casamento é mais agradável? Jogue esses pensamentos por terra e descubra como você pode ter o casamento dos sonhos em qualquer estação. Tudo vai depender de bom gosto e equilíbrio para fazer as escolhas mais adequadas para o período. Veja a seguir que cada estação tem lá os seus encantos!

Primavera

Na Primavera não brotam apenas flores, mas também nasce uma alegria e romantismo incomuns. Ou seja, essa estação é uma boa pedida para a realização de casamentos, especialmente as cerimônias com ares mais frescos, delicados e bucólicos. As cores e aromas da primavera inspiram casais apaixonados e, por isso, muitos noivos marcam o casamento para esse período.

A concorrência de datas é grande, os casamentos nessa época custam caro e em algumas regiões há seca (norte e nordeste) ou pancadas de chuva (sudeste, sul e centro-oeste). Ainda assim, casamentos na Primavera são belíssimos. Flores e folhagens são as protagonistas da festa, peças amadeiradas e rústicas dão um toque especial à decoração e os trajes fluidos, claros e estampados também têm o seu lugar nos casamentos primaveris.

Verão

Casar no Verão pode ser um pouco arriscado, afinal, chove no Brasil inteiro. Mesmo assim, tem casais que não abrem mão de casar nessa estação, seja pelo desejo de fazer uma cerimônia alegre e solar ou pela vontade da noiva de usar um vestido leve ou tomara que caia.

De fato, os noivos são livres para casar no Verão, mas devem priorizar os casamentos diurnos, com cardápios, decoração e música apropriados. Caso prefiram casamentos noturnos, o ideal é que agendem para meses de temperatura estável. Vale destacar que a maquiagem e as roupas não devem ser pesados. A comida e bebida também precisam seguir o princípio da leveza. No mais, tudo certo!

Outono

O outono no Brasil não é marcado pelo charme das folhas caindo, mas tem a vantagem da temperatura amena. Além disso, as luzes e a brisa podem deixar uma cerimônia ao ar livre muito mais charmosa. Para os noivos que vão se casar no sudeste ou no sul, essa estação é a mais indicada, justamente por não ser seca e nem chover demais. Uma boa alternativa para aproveitar ao máximo a beleza dessa estação, é decorar a cerimônia com folhas secas, fazer coquetéis frutais e realizar celebrações em sítios ou salões envidraçados.

Inverno

O casamento no Inverno não deve ser sério e frio. Pelo contrário! Ele pode ser clássico e sofisticado, mas também precisa ser aconchegante. A decoração deve ser acolhedora, o vinho mais encorpado, o cardápio mais quente e os doces podem ter o chocolate e as oleaginosas como destaque. Fondues, escondidinhos e molhos são muito bem-vindos! Nos casamentos no inverno, os vestidos podem ter mangas ou as noivas e convidadas podem optar por estolas.

Atente-se aos detalhes!

  • Cada estação possui peculiaridades e, inclusive, elas variam de região para região. Portanto, o ideal é que você conheça as características de cada estação no lugar onde você mora.
  • A estação do ano dita moda, define tendências e influencia nos preparativos. Por isso escolha a época do ano que mais combina com o casal e com o estilo que buscam para o casamento.
  • Se você optar por um período chuvoso, atente-se à escolha do local, tenha um plano B e prepare-se em termos de infraestrutura.
  • O cardápio, os convites, trajes, lembranças e decoração devem dialogar com a estação do ano em que o casamento será realizado.
  • A escolha da estação pode interferir no orçamento do evento, especialmente no quesito flores.

E aí, você vai casar em que época do ano? Por que optou por essa estação? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários!

Deixe uma resposta