Celebrante de casamentos: o que faz e quanto custa Cada vez mais o Celebrante de casamentos vem sendo procurado por noivos que desejam uma cerimônia personalizada e única, com ou sem conotação religiosa.

Em todo casamento existem os convidados que ficam ansiosamente aguardando a parte mais animada do casamento, a festa! Mas sem duvidas, a parte mais emocionante é o cerimonia do casamento. É através das palavras ditas nesse momento pelo celebrante, que todos são testemunhas do interesse entre duas pessoas de deixarem de seguir suas vidas a sós, e passar a viverem uma união a dois.

Cada vez mais o Celebrante de casamentos vem sendo procurados por noivos que desejam uma cerimônia personalizada e única. Muitos procuram profissionais sem vínculos religiosos para garantir que todos os convidados se sintam confortáveis em sua cerimônia.

Mas qual é realmente o papel de um Celebrante de casamentos? Confira a seguir.

O que é um Celebrante de casamentos?

O celebrante é um profissional que realiza casamentos com ou sem conotação religiosa. O celebrante faz a cerimônia de forma personalizada, de acordo com o perfil dos noivos, podendo dar a ela uma conotação religiosa, ou mais neutra, falando apenas de amor.

Foto: Gilberto Braga
Foto: Gilberto Braga

Em toda celebração de casamento, é essencial que o celebrante esteja de acordo com o estilo do casal e do casamento. As vezes o casal opta por um celebrante de acordo com a religião como um padre ou um pastor, tem também os que preferem um profissional econômico, que faz o sermão de acordo com o que o casal deseja sem ser necessariamente algo religioso, e existem os casais que preferem convidar o melhor amigo do casal para realizar esse enlace.

Quem mais procura este tipo de trabalho?

Todos podem contratar um Celebrante. Porém, geralmente quem mais procura este tipo de serviço são casais de religiões diferentes, ou que não possuam religião específica; noivos divorciados/separados; e também quem busca uma cerimônia personalizada.

Gilberto Braga, há 15 anos como Celebrante, diz que foi assim que surgiu a ideia: “Devido ao fato de sermos procurados por casais divorciados, casais de religiões diferentes, casais que desejam foco no amor e não na religião e casais que já convivem a muitos anos, e que desejam ter uma cerimônia, nasceu a estratégia de atender a esse segmento de casais que desejam cerimônias inter-religiosas e com no máximo 25 minutos de descontração e alegria, sem liturgia religiosa”.

Só tenham cuidado para não confundir Celebrante com Cerimonialista. Valter Silva, que está há 18 anos no mercado, afirma que isto é muito comum entre as noivas. “Existe uma grande confusão entre as funções do Celebrante e do Cerimonialista. Muitos solicitam uma coisa pensando em outra”, afirma Valter.

celebrante
Foto: Valter Silva

Quanto custa o serviço de Celebrante?

O valor pode variar de acordo com a cerimônia desejada. A localidade do casamento também pode interferir nos valores, já que pode demandar deslocamento e hospedagem.

Gilberto Braga diz que os valores podem variar de R$550,00 a R$800,00.

Como funciona o trabalho de um celebrante?

O Celebrante, ao ser contratado, irá conhecer melhor os noivos, através de reuniões e questionários, a fim de fazer uma cerimônia com a personalidade dos envolvidos.

Como dito anteriormente a cerimônia pode, ou não, ser religiosa. Normalmente também há algumas dinâmicas como a das areias coloridas. Mas isto quem irá determinar são os noivos, tudo pode ser personalizado, de acordo com seu estilo e gosto.

Foto: Valdir Silva
Foto: Valter Silva

Valter Silva dá dicas na hora de escolher um Celebrante: “Normalmente promovo reuniões com os noivos afim de conhecê-los e assim personalizar a cerimônia. A cerimônia deve ser marcante e envolvente, porém o celebrante deve ser discreto para não chamar mais atenção que os noivos, portanto o cuidado para não fazer impostação de voz, cuidado na vestimenta e asseio pessoal.”


Independente de qual for a escolha do casal, o mais importante é que o celebrante consiga fazer os convidados interagirem durante a cerimonia religiosa, e que eles se sintam parte daquele momento tão especial na vida dos noivos, pra isso é essencial que o casal consiga fazer a escolha certa para a celebração desse momento tão especial e único.

Curtiram conhecer um pouco mais deste profissional? Já conheciam este tipo de serviço? Conte um pouquinho pra gente.